Olá, amigos e colegas de profissão, como estão? Espero que bem. Nas escritas de hoje, quero bater um papo com vocês sobre o Sistema PitSop de abastecimento para Empilhadeiras. Empilhadeira a combustão, que utilizam gás como combustível. Escrevi aqui mesmo anteriormente, um artigo falando sobre periculosidade, e estava ligada a essa atividade no pit-stop. Então bora entender esse sistema que muitas empresas adotam nas suas operações, e parâmetros que foram determinantes da NR 16 em um processo trabalhista.
O que seria o Pit-stop ?
É um Sistema utilizado para abastecer empilhadeiras a gás por muitas empresas, e que elimina definitivamente a necessidade substituição do vasilhame vazio da empilhadeira por um cheio, isto porque o sistema permite o abastecimento do vasilhame no próprio local. O processo de abastecimento é rápido e seguro. Também, por eliminar a troca de cilindro da empilhadeira, se obtém um considerável ganho de produtividade, redução de custos operacionais além de ser um combustível menos poluente em relação ao diesel ou gasolina.
(Fonte: www.atmengenharia.com.br)
A medida em que a empresa opta por um sistema desses, a mesma tem que ter a ciência dos riscos que envolve essa atividade, riscos esses que devem ser observados por um técnico e até engenheiro em Segurança do trabalho. Gás é um combustível inflamável, previsto como uma substância perigosa pela NR 16 que trata de Periculosidade. Existem também outras NBR"s" que orientam na instalação, no uso e armazenamento do gás, seja pra finalidade residencial ou comercial desse produto, exemplo são as NBR
(15526 e 8865)
Como é feito o abastecimento no Pit-Stop?
Eu trabalhei 6 anos abastecendo nesse sistema. Por ser um combustível inflamável tem seus riscos, porém seguindo os procedimentos e respeitando normas, é uma atividade tranquila e segura. Em todo PitSop deve haver a placa de advertência para não fumar ali próximo, além das informações e procedimentos por parte do fabricante. Suas tubulações e componentes devem obedecer as cores estabelecidas na NR 26 (Sinalização de Segurança) deve ter o aterramento elétrico, possuir extintores de combate a incêndio e estar em uma área distante do fluxo das pessoas e setores de produção, pois se trata de uma área de risco, NR 16
Periculosidade e NR 20
(Segurança e saúde com inflamáveis e combustíveis)
Para abastecer, o Operador da empilhadeira deve estar com os EPI's apropriados,
(Óculos por conta da névoa nos olhos, luvas por conta de queimaduras ou congelamento e outros que forem necessários) deve aproximar-se do local parar e:
Puxar freio de estacionamento
desligar a máquina, tirar a chave do contato
Colocar cabo de aterramento
Fechar válvula do cilindro, abrir o respiro
Conectar o engate vindo do cilindro, libera-lo subindo o componente.
Abrir o registro do cilindro do Pit-Stop
E por fim, depois de ver que está tudo conforme, acione o botão (On/Ligar) da bomba.
Obs: Existe uma maneira certa de estacionar para abastecer e isso é conforme recomendação da companhia que vende esse serviço, muitos param lateralmente, outros encostam de ré, como era o meu caso. De ré, com os pneus da máquina encostado na parte de concreto localizada no chão próximo a bomba, não há risco da máquina se locomover, leia as orientações e procedimentos do fabricante/Instalador e Segue-as.
Quando cheio, o
botijão P20, libera pelo seu respiro uma névoa. É por ela e o manômetro, caso o cilindro tenha, que você saberá que o botijão está cheio, daí então você deve:
Fechar o respiro
Desligar a bomba do Pit-Stop
Fechar o registro, aquele do Pit-Stop.
Abaixar o componente do engate e depois desacoplar o mesmo.
Abra suavemente a válvula do botijão
Retire o cabo terra, ponha a chave de, partida e volte as suas operações.
Obs: cuidado para não sair com a máquina com o cabo terra preso ainda, acontece 😬
Ainda sobre o assunto abordado anteriormente sobre a periculosidade para Operador de Empilhadeira a gás por conta desta atividade.
Em um artigo anterior escrevi sobre o tema, experiência própria, algo que aconteceu comigo, processo no qual tive êxito, puder conhecer os pensamentos do juiz e perito a respeito, baseado claro, na legislação. Mas qual? aonde fala, ou cita? Bom, para retificar vou deixar aqui os parâmetros em que o advogado e o perito se embasaram. Reclamação de periculosidade/insalubridade exige laudo pericial, por isso que o Períto vai ao local. Vamos lá, basicamente, o processo foi norteado pela NR 16. Em seu anexo II (Atividades e operações perigosas com inflamáveis) em que aborda questões quanto a fabricação, processamento, armazenamento, transporte, manuseio, lavagem e enchimento com Gás liquefeito de petróleo (GLP) e líquidos inflamáveis também. Como o Operador de empilhadeira, acessa a área de risco, tem o contato com a substância para fazer enchimento de um recipiente, no caso o P20, é onde tá o agravante. Leia a seguir alguns itens que são determinantes em um processo.
16.1 São consideradas atividades e operações perigosas as constantes dos Anexos desta Norma Regulamentadora - NR.
16.2 O exercício de trabalho em condições de periculosidade assegura ao trabalhador a percepção de adicional de 30% (trinta por cento), incidente sobre o salário, sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participação nos lucros da empresa.
16.3 É responsabilidade do empregador a caracterização ou a descaracterização da periculosidade, mediante laudo técnico elaborado por Médico do Trabalho ou Engenheiro de Segurança do Trabalho, nos termos do artigo 195 da CLT.
16.8 Todas as áreas de risco previstas nesta NR devem ser delimitadas, sob responsabilidade do empregador. (Incluído pela Portaria SSST n.º 25, de 29 de dezembro de 1994)
O anexo II, regulamenta as atividades e operações perigosas com inflamáveis, lembrando que GLP é inflamável. Algumas situações em que trabalhadores estão expostos, estão no quadro do anexo, e dizem as fases e quem tem direito, dá uma lida lá. Continuando... Quanto ao direito ao adicional.
VIII. Enchimento de quaisquer vasilhames (cilindros, botijões) com inflamáveis gasosos liquefeitos
:
a) atividades de enchimento, pesagem, inspeção, estiva e arrumação de cilindros ou botijões cheios de GLP;
b) outras atividades executadas dentro da área considerada perigosa, ad referendum do Ministério do Trabalho.
Sobre a área de risco,no tocante ao raio de abrangência para uma distância considerada segura, NR na alínea J do respectivo quadro diz:
Atividade: Enchimento de vasilhames com inflamáveis gasosos liquefeitos.
Área de Risco: distância, Círculos com raio de 15 metros com centro nos bicos de enchimentos.
Portanto fica estabelecido um raio de 15 metros de distância considerando toda a área do Pit stop. Pessoas dentro desse raio, de maneira habitual, conforme laudo do perito caracteriza periculosidade.
Bom, acho que com essas últimas alíneas já fica claro né. Conforme escrevi no artigo anterior, na periculosidade, levam em consideração se o trabalhador faz tal atividade com frequência, se está dentro do raio de abrangência. Como no meu caso era até sete vezes por semana , e claro ia até a área, Bingo!
Tratando-se de troca de cilindros, vale também o tempo de exposição, quantidade de vezes realizadas e acesso a locais considerado de risco.
O objetivo aqui é compartilhar acontecimentos. E que de certa forma ajude algum Operador (a) nas dúvidas que surgem nesse assunto. É muito desgastante piscologicamente esse lance de processo, É chato, voltar no lugar que você trabalhou para uma perícia, nossa! O medo de não se recolocar no mercado de trabalho existe AFF!
Muitas coisas que dizem é mito. Para muitos é ingratidão, prefiro dizer que é direito, e direitos são direitos, se temos e não recebemos, temos que reinvidicá-los, desde de que com legitimidade e boa fé. Leia a NR 20 e 15 também importante nesses assuntos, não citei, pois os parâmetros utilizados foram os mencionados aqui. Aos profissionais em Segurança do Trabalho que por ventura discordem do que aqui foi escrito, lembro que tudo isso aconteceu porquanto os membros do SESMT por 12 anos foram incapazes de advertir e convencer a empresa nessa parte. Precisou 4 ações para o redimensionamento e mudanças do local, indiretamente ajudei o técnico de lá.
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(Rogério Manja) bastante vídeos compartilhamento de experiências somente. Fiquem com Deus, pois ele é bom, e sua benignidade dura para sempre. Abraços!
Rogério Silva (Operador de empilhadeira. Formação técnica em: Logística/Segurança do trabalho. Cursando Técnico em Meio Ambiente)
Bom dia, companheiro. Primeiramente, parabéns pelo trabalho. Excelente post.
ResponderExcluirSe possível, me tire uma dúvida.
Exerço a função de abastecedor de empilhadeiras por mais de 7 anos em uma montadora de veículos, porém como tbm trabalho em um posto de combustível abastecendo os veículos da frota (gasolina e diesel), minha classificação na carteira de trabalho é de "Abastecedor de veículos/Frentista".
Procurei na CBO (Classificação Brasileira de ocupações) e não achei nada relacionado a função de "operador de Pit Stop" ou "abastecedor de empilhadeiras." Desculpe a pergunta, mas qual era a classificação na sua carteira de trabalho? E ainda, saberia me dizer se existe algo específico à função de abastecedor de empilhadeiras?
Agradeço e mais uma vez, parabéns pelo trabalho.
Olá Amigo valeu pelas palavras. Eu também desconheço essa profissão, ou alguma CBO ESPECIFICA. Na verdade, operadores ou mecânicos de manutenção são os que as empresas designam para abastecer a máquinas e tem que constar nas OS (Ordem de serviço) DOCUMENTO elaborado pela empresa, levando em consideração a posibilidade de adicional de periculosidade, era assim em uma organização que atuei. Acredito que a função deva ter mais próximo da de frentista conforme disse, desculpe, mas infelizmente se não tenho a resposta que você queria. Obrigado.
ExcluirBoa noite
ResponderExcluirTenho aqui na fabrica 18 cilindros de glp para empilhadeiras e tenho que descartar vc sabe qual procedimento devo utilizar ?
Boa noite gostaria de saber se tem Pit stop de cavalete com monometro digital q o abastecedor possa saber a quantidade de gaz q foi abastecido no cilindro para que possa colocar no chek list a contidade exata q foi q foi no cilindro desde já agradeço.
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