quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Cartaz prevenção acidente de 1929

O empilhamento é uma prática, fase do processo de estocagem, é uma atividade que foi feita no passado de forma manual pelos trabalhadores. A Empilhadeira ainda se desenvolvia, ganhava corpo e nesse cartaz holandês, de 1929, período da industrialização, máquinas de tear etc.. adverte os operários que empilhamento inadequado é perigoso.
Os cartazes foram os primeiros meios de comunicação, tinham como objetivo, difundir um sentimento de prevenção, chamar a atenção para os riscos de acidentes, porém, as mensagens do "Empregador" praticamente colocava, expunha os operários como principais responsáveis por um eventual acidente, culpando-os erroneamente, já que as condições oferecidas eram desumanas.
Sabemos que no período da revolução industrial, a gestão nas empresas era predatória, condições de saúde e segurança zero, máquinas desprotegidas, patrões querendo produção, uma combinação perfeita para mutilações e óbitos. Se hoje temos alguma legislação é porque teve quem lutou e reivindicou por melhores condições nos ambientes fabris, a NR 11 mesmo aqui traz em seus parâmetros a questão das sacaria.
Definitivamente o mundo não é o mesmo, houve avanços e vitórias, o que para muitos é conceito, para outros é questão de vida, a segurança no trabalho 👷⛑️🛠️🔧⛓️ Fonte: Fundacentro

O Conselho da viuva do operador de empilhadeira.

Eu não sei vocês, mais hoje eu acordei meio assim, desmotivado sei lá, uma guerra lá no subconciente acontecia. As preocupações e medos da ...