Todos, definitivamente todos aqueles que estudam ou estudaram se depararam com a teoria, ou seja, o conceito de como dever ser feito e realizado diversas coisas e atividades. Seja em segurança do trabalho, logística, qualidade e etc..não importa, existem diretrizes e conceitos que regem tais atividades.
A questão é que na prática nem tudo se concretiza. Em sala de aula, em grupo, realizando estudo de caso e discutindo situações, estamos focados na teoria, enquanto no "front" a prática enfraquece a teoria. Tomo com exemplo a área de segurança do trabalho, onde, existem leis, portarias, NR´s que direcionam as atividades laborais, pois bem, ou por negligência ou falta de conhecimento tem empresas que vão na contramão da teoria e que nesse caso pode ser prejudicial ao trabalhador e passível de multas.um exemplo até mais claro é a teoria da NR 5 (CIPA) e na prática o comportamento dos cipeiros depois de eleito que dizem: "oxi..tenho é 2 anos de estabilidade meu fi" deixando de lado a prevenção dos acidentes.
Em logística temos teorias e conceitos em gestão de estoque, armazenagem, distribuição,compras, programação de produção e etc. Sabemos que é necessário a integração de diferentes departamentos para que os resultados operacionais e finais sejam satisfatórios, não comprar de mais ou de menos, ter um equilíbrio de estoque dentro de uma demanda com base nas informações do PCP, na parte de distribuição, estabelecer rotas, horários de entregas, contatar destinatário, tudo para evitar custos adicionais e desnecessários, os que acontecem por falta de comunicação e planejamento. Porém na prática opera o "achismo".. eu acho que eles irão receber, eu acho que o cliente vai pedir, eu acho que esse caminhão serve, eu acho que tem e assim vai.
Grandes organizações não trabalham dessa forma, isso demostra despreparo de pessoas que se dizem estar preparadas e acabam comprometendo processos que pela teoria era para dar certo. "Administrar é como equilibra taças de cristais, falhando, as taças se quebram" ouvi isso de um gestor na empresa que trabalho atualmente, fiquei pensando na expressão que na ocasião foi bem colocada já que a pauta era, produção, lucros, clientes e funcionários. A qualidade tem a missão de assegurar ao produto ou serviço a satisfação, só que essa satisfação dependerá de todos os envolvidos no processo, porque? por que o todo é mais forte e a qualidade não pode ser vista como um setor e sim como uma necessidade, como parte do projeto decorrente de lucros ou prejuízos. Vi uma reportagem pela manhã do dia 18/08/2014 sobre fornecedores da prefeitura de São Paulo que entregam alimentos em creches ,escolas. A maioria de alimentos, eles entregam o que não foi pedido, frutas estragadas, prazos de validade próximos do vencimento, contratos milionários onde o Tribunal de contas do município diz que irá investigar e agir. Oportunistas agem em falhas onde há uma lacuna, brecha, falta de inspeção, conhecimento e nutricionista, alimentando uma cadeia de interesses. Em suma, a teoria é uma coisa e a prática é outra, isso é relativo, vai de cada um.. ou você acha certo trabalhar errado?
Por: Rogério Silva: Técnico em Logística e segurança do trabalho
Sejamos responsáveis, prudentes e zelosos. Em tudo que fizer faça com amor, como se fizesse para DEUS.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
O Conselho da viuva do operador de empilhadeira.
Eu não sei vocês, mais hoje eu acordei meio assim, desmotivado sei lá, uma guerra lá no subconciente acontecia. As preocupações e medos da ...
-
Um artigo bastante interessante que vai auxiliar muitos operadores de empilhadeira sobre as falhas, das maquinas combustão Yale VX e Hyster ...
-
Olá meus amigos e amigas, colegas de profissão, legal legal, belê? Nesse artigo falaremos dos exames mais comuns e solicitados na profissão...
-
Olá, amigos e colegas de profissão, como estão? Espero que bem. Nas escritas de hoje, quero bater um papo com vocês sobre o Sistema PitSop d...
Nenhum comentário:
Postar um comentário