quinta-feira, 28 de junho de 2018

Empilhadeira | Sobre os sindicatos da categoria

Salve Salve galera do garfo,se liga nesse papo, papo reto de Operador para operadores, não foi a rádio pião que falou, foi os anos de estrada que mostrou, tá ligado os sindicatos? Então..
Você sabia, que muitas empresas pagam salários abaixo do piso da categoria ?
Pois é, verdade verdadeira, você sabia também que, enquanto existem sindicatos sérios, lutando por melhorias da categoria, existem outros, que dizem representar os trabalhadores, porém estão mais preocupados com os interesses pessoais e patronais? Aqui no estado de SP, a Sindogeesp localizada na cidade de Santos, seria os representantes, a voz dos operadores de empilhadeira,salvo engano em todo estado.
Sabemos que estamos inseridos nos mais variados sindicatos, e seguimos as suas convenções coletivas, por exemplo, trabalhei em uma fábrica de embalagens de madeira, estava pelo sindicato dos marceneiros e não pelo de Operador de Empilhadeira, porém em determinados assuntos,a empresa que trabalhava teria que seguir a convenção do Sindicato dos operadores de empilhadeira, que loucura né 🤔.
Seria uma espécie de concorrência sindical?
Talvez não, mas entendo que esses comportamentos, coloca nossa profissão em processo de degradação, com salarios baixos e desvalorização da mão de obra, isso é, se já não está. Procure saber daqueles que vão até a porta de sua empresa, em nome dos trabalhadores, se de fato eles nos representam. Como trabalhadores também temos que ser participativos, se inteirar dos acontecimentos, discussões que envolvem nossa profissão. Uma coisa é fato, depois dessa reforma trabalhista no Governo Temer, e o corte na contribuição, os sindicatos acabaram perdendo receita. Grande parte dos trabalhadores optaram por se disvincular dos sindicatos, e em sua maioria, por entender que os mesmos eram irrelevantes, e com pouca oferta de benefícios. Existem sindicatos atuantes no setor de Movimentação de materiais, conheço um na região de Sorocaba SP, Alfredo e equipe, um trabalho sério. Muitos até tem Convênio com dentista, consulta médica, colônia de férias e até capacitaçao com cursos, fazem um trabalho bacana e por conseguinte não perderam associados. Sempre existe dúvidas quando o assunto é sindicato da categoria, recomendo a você que sempre busque informações, leias as convenções coletivas, alí fala dos benefícios, do dissídio,
"nós precisamos de um sindicato forte, que unifique nossa classe, se já existe, não vejo sua atuação na prática"
Na última segunda feira, a moça do RH da empresa aqui onde atuo, disse que o processo de dissídio tá lento, por conta do sindicato estar pouco empenhado nas discussões salários da categoria. Devido essa perca de receita, não irão "brigar" com o sindicato patronal/empresa por percentuais melhores para quem abriu mão de contribuir.
Rogério Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Conselho da viuva do operador de empilhadeira.

Eu não sei vocês, mais hoje eu acordei meio assim, desmotivado sei lá, uma guerra lá no subconciente acontecia. As preocupações e medos da ...