quinta-feira, 24 de julho de 2014

Perda auditiva induzida por ruido (PAIR)

Um dos mais importantes problemas de saúde (tanto no Brasil quanto fora dele). Seu desenvolvimento é tão insidioso que o individuo não percebe o problema até que sua comunicação seja afetada.
A perda auditiva interfere na capacidade auditiva para sons ambientais que são normalmente prazerosos e agradáveis, leva o aparecimento de zumbido (ruído intrínseco) continuo e geralmente chato.
           
                           EXPOSIÇÃO QUE LEVA A PAIR


  • Vibração
  • solventes (tolueno)
  • fumos metálicos (chumbo manganês)
  • vapores de mercúrio
  • gases asfixiantes

Características da PAIR:

IRREVERSÍVEL: Uma vez perdida a audição não volta ao normal
PROGRESSIVA; Uma vez encerrada a exposição não há progressão da redução auditiva.



(todo ruído que chega através dos tímpanos é enviado para o martelo, bigorna e estribos através de impulsos elétricos,pode ocorrer perda auditiva relacionada somente a parte ligada aos nervos, na parte interna ou também nas outras partes do sistema auditivo)

Função do ouvido externo: coletar sons, através do canal auditivo vibra com o som e repassa para o ouvido médio.

Ouvido médio; Através do movimento dos ossículos transmite a vibração para o ouvido interno

Ouvido interno, função: transmitir o estimulo até o cérebro 

Surdez temporária, apos exposição ao barulho intenso, regride após certo período de tempo. ex: ficar perto de som, micaretas e etc..
Surdez permanente, posição excessiva e continuada a ruídos intenso, isso ocorre em muitos ambientes de trabalho, onde os ambientes estão com o ruído acima do recomendado pelo ministério do trabalho e contido na NR 15, 85 decibéis, EPI´s são importantíssimos nessas situações.
Alguns sinais mostram quando a pessoa tem esse problema, sente zumbido estranho no ouvido, notados sempre no silêncio, ao dormir, dificuldade de falar ao telefone, não ouve a pessoa do outro lado da linha e fala gritando, percebe os sons de forma abafada e tem dificuldade de ouvir sons baixos, aquela cabines de exames de audiometria serve para isso, saber se o individuo percebe (ouve) determinados sons

existe o Programa de conservação auditiva, trazendo parâmetros para saúde do trabalhador nesse aspecto, vale ressaltar que muitas empresas tem papel importante nesse contexto, fornecer equipamento de proteção individual aos colaborardes e não somente isso, atentar-se com suas máquinas e o ruído que a mesma proporciona quando por falta de manutenção preventiva ou corretiva. Os adolescentes tem que começar a ter preocupação, muitos andam com fones no máximo, ouvindo músicas que talvez a um longo prazo podem trazer limitação nas audição.

Bom, esse conteúdo extrai de aulas de uma professora no curso que fiz  pelo centro paula souza em segurança do trabalho (2013,2014) e em alguma partes coloquei minha palavras, Maria Fernanda foi uma professora no qual nos transmitiu seu conhecimento com firmeza e carinho e hoje com diploma na mão guardo seu caderno com suas matérias com carinho e sei que aprendi bastante, sempre digo, conhecimento nunca é demais.

                                Rogério Silva, Técnico em: Logística e Segurança do Trabalho                                                                                                                                                                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Conselho da viuva do operador de empilhadeira.

Eu não sei vocês, mais hoje eu acordei meio assim, desmotivado sei lá, uma guerra lá no subconciente acontecia. As preocupações e medos da ...