sexta-feira, 25 de julho de 2014

Recall da General Motors (GM)

A General Motors (GM) oferecerá 1 milhão de dólares para cada vítima fatal de acidentes relacionados à falha na chave de ignição, que resultou no recall de 2,6 milhões veículos. Segundo as condições estabelecidas pelo fundo de indenização e anunciadas peloadvogado da montadora, Kenneth Feinberg, a empresa também propõe o pagamento de 300 mil dólares para os cônjuges sobreviventes e a mesma quantia para o responsável por cada vítima do acidente, além de compensações financeiras e tratamento médicos para aqueles que sofreram algum tipo de lesão. 
recall aconteceu somente dez anos após a identificação da falha na chave ignição, que pode ser alterada da posição "mover" e afetar a direção hidráulica, freios e airbags dos veículos. A GM relatou treze mortes em acidentes vinculados ao problema, mas funcionários do governo norte-americano acreditam que o número de vítimas fatais pode ser ainda maior. Com isso, a montadora atualmente passa por uma investigação devido à demora convocar os veículos com risco, mesmo tendo conhecimento da situação há dez anos.
Segundo a GM, reclamações podem ser apresentadas entre 1 de agosto a 31 de dezembro. No início de junho, a empresa admitiu que atuou de forma inaceitável, com incompetência e negligência, após funcionários da montadora ocultarem a falha em milhões de veículos. "Durante mais de uma década, o pessoal da GM falhou em buscar, compartilhar ou coletar conhecimento, e esse fracasso teve graves consequências", informou a companhia em relatório.
este artigo retirei do site VEJA.COM, e recentemente li um outro artigo numa revista da veja, só não me lembro o mês de 2014, falando sobre esse recall, no qual a família de uma vitima contratou um engenheiro mecânico para investigar a causa da morte de sua ente, onde a GM alegava que a moça então vitima, estava acima da velocidade ou até dormiu no volante, embora não foi constatado um limite superior no velocímetro. Foram colhidas provas de modelos antigos e mais novos do carro que a moça dirigia (não me recordo o modelo) peças do sistema de ignição que no modelo antigo tinha um tamanho 1,6 mm e em modelos mais novos já estava com 2,2mm, parece pouco mas essa diferença afetava o sistema de ignição do carro fazendo o desligar sozinho ao simples esbarrão na chave do contato. Foi dito também que saíram da fábrica com tal diferença por conta da situação do mercado, a competitividade, uma vez que montadoras japonesas tinha lançado um modelo de veiculo e a aceitação estava maciça, quiseram apressar os processos , o controle de qualidade fez vista grossa e essa competitividade se tornou "assassina". É o mundo como ele é, e por conta disso, veja quantas indenização, o prejuízo financeiro é evidente, empresas e pessoas que estão inseridas em um sistema de trabalho tem que trabalhar eficientemente em prol desse sistema, prezando qualidade, eficiência, segurança, profissionalismo, para que o resultado lá na frente, consumidor final, não seja insatisfatório ou nesse caso, negligente e lamentável.
                          
                                 Rogério Silva, Técnico em : Logística e segurança do trabalho

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