segunda-feira, 28 de julho de 2014

Segurança do Trabalho...

Pode ser entendida como um conjunto de medidas que são adotadas visando minimizar ou até eliminar os acidentes no ambiente de trabalho, doenças ocupacionais bem como proteger a integridade física, psíquica e capacidade de trabalho do individuo (a). Estuda diversas disciplinas que tem em seu escopo a difusão de o estudo da relação homem x ambiente de trabalho, no diz respeito às condições que possam ser inseguras e nocivas para o ser humano ou até o meio ambiente.
E definida por normas e leis, compondo-se de normas regulamentadoras e leis complementares, como portarias, decretos e convenções (OIT) ratificas no Brasil. O presente trabalho esta embasado nessas diretrizes e busca no campo de atuação o desenvolvimento e aplicabilidade de todo esse conceito multidisciplinar, a segurança do trabalho.  A preocupação prevencionista teve início no Brasil com a Lei que tratava da proteção ao trabalho dos menores, em 23/01/1891 e em 1919 foi Criada a Lei n° 3724, de 15/01/19 – Primeira Lei brasileira sobre acidentes de trabalho e posteriormente a criação da Consolidação das leis do trabalho (CLT) em 1943 o instrumento que viria ser a prática efetiva da prevenção no Brasil a partir de então muitos decretos foram surgindo, todos com o objetivo da promoção de um ambiente de trabalho saudável e seguro, como o surgimento das normas regulamentadoras (NR´s) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) em 1978. Entre os países com maiores índices de acidentes de trabalhos fatais, o Brasil ocupa o quarto lugar, segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Os números chamam a atenção, de acordo com a OIT, 2,34 milhões de trabalhadores morrem por ano no mundo, Entretanto, deste total, apenas 321 mil têm suas causas relacionadas a acidentes. O restante é causado por enfermidades relacionadas ao trabalho, como intoxicações por chumbo e doenças coronarianas.

Diante de números tão elevados, a preocupação é reduzir cada vez mais acidentes e doenças no ambiente de trabalho para diminuir o déficit profissional e o valor pago pela Previdência. O principal entrave de políticas preventivas à segurança é conscientizar os empregados e empresas tendo no SESMT (serviço especializado de saúde e medicina do trabalho) como os agentes multiplicadores da segurança no trabalho.

Por: Rogério Silva, Técnico em seguranaça do Trabalho e Logística  , pesquisado e adaptado para trabalho de conclusão de curso pelo Centro Paula Souza, curso Segurança do Trabalho
                                                                                                  Fonte: Fundacentro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Conselho da viuva do operador de empilhadeira.

Eu não sei vocês, mais hoje eu acordei meio assim, desmotivado sei lá, uma guerra lá no subconciente acontecia. As preocupações e medos da ...